Bem vindos ao maior portal de informação sobre Travestilidade e Transexualidade.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Artigo : Lili Elbe, A primeira Cirurgia de Transgenitalização do mundo.


Por : Majorie Marchi





Lili Elbe (1882 - 1931) foi a primeira mulher transexual a submeter-se a cirurgia de transgenitalização.
Nascida na Dinamarca com o nome de registro de Mogens Einar Wegener, ela identificou –se como do gênero masculino a maior parte de sua vida e com esse nome foi um artista de sucesso.
Somente após a cirurgia,ela assumiu o nome de Lili Elbe, existem alugumas contradições quanto ao ano de sua morte que em pesquisa verifico ser 1882 e 1931 o de falecimento.



Como Einar conheceu sua esposa Gerda Gottlieb na Escola de Arte Copenhague (Kunstakademie) , quando tinha 22 anos e Gerda 19 se casaram, ambos trabalhavam como ilustradores, com Einar especializado em pinturas de paisagens, enquanto Gerda livros ilustrados e revistas de moda. Casualmente Einar usava roupas femininas feitas por Gerda. Ambos viajaram pela Itália e França, se estabelecendo em Paris, em 1912, onde Lili poderia viver abertamente como uma mulher e Gerda poderia assumir sua postura lésbica.


Lili Elbe "nasceu" um dia no preenchimento de uma modelo ausente de Gerda;onde ela pediu a Einar para vestir meias e os saltos de modo que pudesse substituir as pernas para aqueles de seu modelo. Einar sentiu surpreendentemente confortável no get-up. [Ao longo do tempo, Gerda se tornou famoso por suas pinturas de mulheres bonitas com assombro olhos amendoados vestidos de moda chique. Em aproximadamente 1913, o público desavisado ficou chocado ao descobrir que o modelo que inspirou representações Gerda de femmes fatales petite foi, de facto,seu marido Einar.

Depois disso, nos anos de 1920 e 1930 , regularmente apresentada como uma mulher, freqüentando festas e divirta-se vários convidados em sua casa como Lili Elbe. Uma das coisas que Lili gostava de fazer era desaparecer, vestindo sua modelagem moda nas ruas de Paris, as multidões de foliões durante o Carnaval. Onde foi muito bem aceita como uma mulher e até recebeu um pedido de casamento muitos anos antes de sua transição cirúrgico. Apenas seus amigos mais próximos sabiam que ela era transexual e para os outros, Elba foi introduzido por Gerda como a irmã de Einar

Lili Elbe recebeu o prêmio em 1907 e exibido em Kunstnernes Efteraarsudstilling (The Fall Exposição Colectiva de Artistas ), Vejle Art Museum e no Saloon e Salon d'Automme em Paris. Ela esta até hoje representada no Museu de Arte de Vejle, na Dinamarca.

Em 1930, Elbe foi para a Alemanha para a cirurgia, que foi apenas em um estado experimental na época. Uma série de cinco operações foram realizadas durante um período de dois anos.
A primeira cirurgia, a remoção dos testículos (orquiectomia), foi feita sob a supervisão do sexólogo Magnus Hirschfeld, em Berlim. O resto das cirurgias foram realizadas pelo Dr. Warnekros na Clínica Municipal da Mulher de Dresden,segunda operação foi para remover o pênis, e transplantar os ovários, que foram tiradas de uma mulher de 26anos de idade. Estes foram logo retirados em uma operação de terceira e quarta, devido à rejeição e outras complicações graves.

A quinta operação foi um transplante de útero e visava permitir Elba, em seguida, se aproximando dos 50 anos, para se tornar uma mãe.

No momento da cirurgia , seu caso já era uma sensação nos jornais da Dinamarca e Alemanha.

O rei da Dinamarca invalidou sua identidade masculina e seuo casamento em Outubro de 1930, e Einar conseguiu seu sexo e nome legalmente alterado, incluindo a recepção de um passaporte como Lili Elbe.
Ela também parou de pintar acreditando ser algo que só fez Einar.

A esposa Gerda nesta foto.
Gerda Wegener casou-se com um oficial militar italiano, aviador, e diplomata, o major Fernando "Nando" Porta, e foi para o Marrocos onde soube da morte de Elbe, que ela descreveu a um amigo como "o meu pobre Lily ". Viveu durante vários anos em Marrakech e Casablanca, após o divorcio, Gerda e voltou para a Dinamarca, onde morreu em 1940.
Após a dissolução do casamento, Elba aceitou uma proposta de um homem desconhecido, que ela pretendia seguir, logo que ela seria capaz de se tornar "uma mãe".
Onde morreu em 1931, devido a complicações, três meses depois de sua quinta e última operação.

Esta operação foi realizaria seu sonho de ser mãe, e envolvendo transplante de um útero,causa de sua morte pela rejeição aos transplantes.Foi enterrada Ela é enterrada em Dresden Alemanha.
The Girl dinamarquês,foi um best-seller internacional e foi traduzido para dezenas de línguas

Os produtores Gail Mutrux e Neil LaBute ,são os produtores da produão sobre a vida de Lili para o Cinema que será interpretada pela atriz Nikole Kidman e Gerda ela atriz Charlize Theron no filme “THE DANISH GIRL”.

O livro Homem na Mulher, sobrea a vida de Lili editado por Ernest Ldwing Hathorn Jacobson usando o pseudônimo de Niels Hoyer , publicado em 1933. O livro também usa pseudônimos para seus amigos.

Schnittmuster des Geschlechts. Transvestitismus Transsexualitat und in der Sexualwissenschaft frühen pelo Dr. Rainer Herrn (2005), Estudo alemão contendo um relato pormenorizado das operações de Lili Elbe, sua preparação e o papel do Magnus Hirschfeld.


Um comentário:

  1. Passada, tentaram colocar os orgãos internos femininos nela, babado...

    ResponderExcluir